Facebook bane 810 páginas e perfis por postagens de spam sobre política

O Facebook anunciou nesta quinta-feira, 11, que removeu 559 páginas e 251 perfis da rede social que, segundo a empresa, conspiravam para espalhar spam. De acordo com informações do jornal The Washington Post, as contas eram dos Estados Unidos.

Segundo o Facebook, essas páginas e perfis promoveram "comportamento inautêntico", o que é proibido pelos termos de uso da rede social. Isto significa que elas estavam "trabalhando para enganar os outros sobre quem são e o que estão fazendo".

"Muitos usavam contas falsas ou várias contas com os mesmos nomes e publicavam grandes quantidades de conteúdo em uma rede de grupos e páginas para direcionar tráfego para seus websites", explicou o Facebook em comunicado.

"Muitos usavam as mesmas técnicas para tornar seu conteúdo mais popular do que realmente era no Facebook. Outros eram fazendas de publicidade usando o Facebook para induzir as pessoas a pensar que eles eram legítimos fóruns de debate político."

Ao Washington Post, além de confirmar que as mais de 800 contas eram somente dos Estados Unidos, o Facebook deu exemplos de páginas que foram banidas: The Resistance, Reasonable People Unite, Reverb Press, Nation in Distress e Snowflakes.

Uma das páginas, chamada Right Wing News, tinha 3,1 milhões de seguidores. Já a Reverb Press tinha 816 mil seguidores. "A maior parte da atividade inautêntica que vemos no Facebook é o spam que é tipicamente motivado por dinheiro, e não por política", disse o Facebook em comunicado.

Recentemente, a rede social também baniu contas brasileiras por comportamento inautêntico. Foram removidos 42 perfis e 11 páginas de uma agência que espalhou propaganda política na rede social sem submeter-se à plataforma de anúncios para as eleições.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ